28 de maio de 2018

TRÊS C’S DA LIDERANÇA DE LOUVOR



Existem tantos tipos diferentes de igrejas, com diferentes expressões de adoração, usando diferentes estilos musicais, em diferentes partes do mundo, com diferentes histórias, diferentes ênfases e diferentes chamados. Os líderes de louvor nessas igrejas têm diferentes chamados e precisam discernir como servir suas congregações de maneira mais eficaz, levando em consideração toda a singularidade de seu ambiente.

Mas tendo em conta todas as diferenças entre as igrejas (até as igrejas do outro lado da rua!), Pode haver um chamado compartilhado entre os líderes de louvor que servem as igrejas com uma ampla variedade de expressões de adoração?

Acredito que TODOS os líderes de louvor - independentemente de seu ambiente - são chamados para manter os três Cs a fim de serem um líder de adoração eficaz.



Centralização em Cristo


Independentemente de todas as distinções de sua igreja, as pessoas em sua congregação não são fundamentalmente diferentes de qualquer outra pessoa no mundo: elas precisam de Jesus. Líderes de louvor eficazes são persistentes em apontar suas congregações a Jesus semana após semana, mês após mês e ano após ano. Nós nunca seguimos em frente, nunca assumimos que as pessoas “entenderam”, e nunca confundimos a clareza do evangelho com camadas e camadas de nebulosidade figurativa ou literal. Cada pessoa em cada assento de cada igreja, desde antigas catedrais até cafeterias modernas, precisa de Jesus. Assim, todo líder de louvor tem a responsabilidade de exaltá-lo acima de todas as coisas. Todos os domingos. Nós estaremos fazendo isso por toda a eternidade, então vamos definir o padrão agora ( Apocalipse 5: 9-10 ).



Congregacional e acessível


Da igreja alta à igreja baixa, do rock-and-roll aos cheiros e sinos, das equipes de produção em tempo integral às equipes de adoração voluntária, dos líderes de adoração das estrelas do rock a uma jovem mãe carente de sono que contou ao seu pastor ela lideraria este domingo ... Temos uma responsabilidade compartilhada: ajudar as pessoas a articular o louvor a Deus em unidade. É preciso um pouco de teólogo criativo para os líderes de culto de qualquer variedade para se convencer de que não há problema se as pessoas em suas congregações não estiverem ativamente engajadas ou, no mínimo, convidadas a participar. Temos que fazer tudo o que pudermos para ajudar as pessoas a cantar junto. Embora não possamos fazer alguém adorar a Deus, certamente podemos fazer coisas (em nossos vários e diferentes contextos) para realmente ajudar as pessoas, não atrapalharpessoas. Líderes de adoração eficazes levam a sério esta responsabilidade: ajudar suas congregações a exaltar a Deus em adoração ( Salmos 34: 3).



Consistência


Ao longo do tempo, qualquer congregação em qualquer parte do mundo com qualquer tipo de expressão de adoração responderá positivamente à liderança de adoração que consistentemente aponta para Cristo de uma maneira que ajude as pessoas a responderem a ele. Como posso dizer isso? Porque isso é o que o Espírito Santo faz. O Espírito Santo aponta para Cristo ( João 16:14 ) e o Espírito Santo é honrado quando adoramos “ordeiros” ( 1 Coríntios 14: 26-40 ). Consistência não só garante que estamos apontando na direção certa e enviando a mensagem certa, mas constrói a confiança em nossas congregações. Quando uma congregação confia em seu líder de adoração, ela seguirá esse líder de adoração, e se esse líder de louvor estiver apontando essa congregação para Jesus, então uma coisa linda acontecerá.

Não há uma abordagem única para todos os tipos de adoração. O que eu faço na minha igreja anglicana na Main Street, em Fairfax, VA, não funcionaria em uma igreja em frente à loja em Daytona Beach, FL. E o que você faz em sua igreja bíblica em Brighton, na Inglaterra, não funcionaria em uma catedral em Sydney. Assim, os aspectos práticos de como aplicamos nossos princípios diferem amplamente de igreja para igreja. Mas esses princípios devem orientar os aspectos práticos. E os princípios de centralização em Cristo, acessibilidade congregacional e consistência nos ajudarão a permanecer fiéis ao nosso chamado compartilhado como ministros do evangelho.



Autor : Jamie Brown. Worthily Magnify



Fonte : Worthily Magnify





Nenhum comentário:

Postar um comentário